NOVIDADES

Nutrição em 2021

  • 13 Janeiro, 2021
  • Tipicamente, nesta altura do ano, é definida uma lista de resoluções de ano novo, onde o emagrecimento surge como um objetivo prioritário, sobretudo após os excessos do Natal. Todos nós temos direito a prevaricar na Quadra natalícia, no entanto, há que saber retomar os hábitos saudáveis de imediato e, neste ano de 2021, temos um forte fator motivacional para o fazer: diminuir o risco de contrair o novo coronavírus.

    Hoje sabe-se que pessoas com obesidade e com uma dieta nutricionalmente pobre têm um risco aumentado de infeção e de posterior recuperação. O consumo de hidratos de carbono refinados, açúcares e gorduras saturadas contribui para a prevalência da obesidade e prejudica a imunidade adaptativa, isto é, afeta a defesa contra o vírus. Para além disso, uma dieta não saudável aumenta a probabilidade de desenvolver complicações após a infeção a longo prazo, tais como, danos pulmonares e doenças neurodegenerativas.

    Assim, a aquisição de um estilo de vida saudável é agora mais importante do que nunca.

    É crucial atender, desde logo, à ingestão calórica ao longo do dia e à prática de exercício físico, de modo a atingir ou manter um peso saudável e evitar a perda de massa muscular.

    Paralelemente, deverá ser garantida a ingestão de nutrientes capazes de otimizar o sistema imunitário, tais como a vitamina A (betacarotenos), a vitamina C, a vitamina D, a vitamina E, o zinco e o ómega 3. Fontes destes nutrientes podem ser encontradas em alimentos como a cenoura, vegetais de folhas verdes, citrinos, frutos oleaginosos, laticínios e peixes gordos como o arenque e o salmão.

    Durante a quarentena também poderão ocorrer distúrbios do sono devido ao stress e mudança de rotinas. Neste sentido, ao jantar deverão ser consumidos alimentos que contenham triptofano que é um aminoácido indutor do sono. O leite e os seus derivados são a principal fonte de triptofano.

    Concluindo, cuidar da sua alimentação e, consequentemente, da sua saúde, deverá ser uma prioridade neste momento. Organize as suas compras de modo a ter boas fontes de nutrientes em casa, faça as refeições em horários regulares, controle as porções ingeridas e mantenha-se fisicamente ativo.

    Contacte os nossos Serviços de Nutrição para o ajudar a otimizar a sua saúde nesta fase tão imperativa.


    Nutricionista Patrícia Cunha