NOVIDADES

Testemunho Alexandra Santos

  • 29 Janeiro, 2019
  • Em fevereiro deste ano e depois de uns meses de excessos decidi iniciar um processo de reeducação alimentar. O objetivo principal que me levou a procurar aconselhamento e acompanhamento nutricional foi o facto de querer adequar a minha alimentação aos meus treinos regulares e de querer uma relação mais saudável com a comida. Já há algum tempo que me sentia com o peso acima do desejado e queria perdê-lo, especialmente na zona abdominal. Antes de entrar neste processo cometia alguns erros alimentares através do consumo inadequado de determinados alimentos que achava estar a fazer da forma correta. Em termos práticos, comia mal porque combinava erradamente os alimentos, fazia horários incorrectos e abusava nos prazeres imediatos (salgados, doces, etc.), o que fazia com que me sentisse a maioria das vezes muito inchada, tivesse alguns problemas de funcionamento do trânsito intestinal e tendência para retenção de líquidos.

    Antes da 1ª consulta e como já tinha tido contacto com outros profissionais desta área estava um pouco céptica - devo confessar - mas todo o cepticismo foi desfeito na primeira hora com a Dra. Sofia. Foi elaborado um plano alimentar personalizado e traçado o objetivo para a “vida”, como se veio a revelar. O facto de nos primeiros meses o acompanhamento ser semanal, fez toda a diferença dado que todas as semanas tivemos a oportunidade de ver o que correu bem e o que correu menos bem, falar das dificuldades e fazer alterações no que fosse necessário. Semana a semana, o plano alimentar foi sendo adaptado e melhorado consoante os resultados. No meu caso em particular, todas as semanas sentia que valia a pena continuar.

    Com o passar das semanas, a diminuição do volume corporal foi se notando e com isso, o peso também (uma perda total de 9 kg). Consequentemente menos inchaço, menor retenção de líquidos e passei a ser muito mais regular a nível do trânsito intestinal. Tudo levou e leva o seu tempo dado que é fundamental ao longo deste caminho conhecer o nosso corpo e aceitá-lo.

    A grande aprendizagem foi como fazer, ou como comer naturalmente de forma correta, mais cuidada, a eliminar determinados alimentos menos bons, a minimizar os erros alimentares e a saber controlar os apetites sem ficar com a sensação de estar com fome. Esta aprendizagem fica para a vida. Hoje sou bastante mais exigente com a alimentação, simplesmente porque é assim que eu me sinto bem: a comer bem.

    Considero que a Dra. Sofia fez um trabalho excelente, que a distingue de forma evidente do modelo de relação praticado por outros profissionais da área, pragmáticos e despersonalizados, quando não frios. É objetiva nas informações que transmite, assertiva e direta, e consegue fazê-lo sendo pessoa ao mesmo tempo. É genuína na simpatia e empatia, olha para o paciente como uma pessoa como ela e não como um corpo de dados à espera de resposta. Na minha opinião aqui está a grande mais valia do seu trabalho consegue estabelecer uma relação de confiança e compreensão mútua o que se traduz em excelentes resultados.

    Em suma, mudar o pensamento em relação à alimentação com consciência, atitude e muito foco é a melhor forma de ganhar saúde - é a Reeducação Alimentar!
    Dezembro 2018,
    Alexandra Santos