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Vamos contar calorias até ao Natal?

  • 15 Dezembro, 2017
  • Com o Natal à porta e com os excessos que aí vêm, começa desde já a preocupação dos quilinhos a mais e as gordurinhas a aparecerem. É impensável imaginar esta época sem os doces típicos, os salgados, os pratos, os vinhos, os licores, os chocolates…
    Por isso deixo um desafio até ao Natal: vamos contar as calorias!
    Muda os teus hábitos alimentares e dá preferência a opções mais saudáveis e menos calóricas, para chegares ao tão desejado dia de Natal e poderes desfrutar sem restrições de toda a ceia, bem como de todo o ambiente envolvente.

    Vamos começar?

    - Bebe mais água ou chás;
    - Come mais fruta e hortícolas;
    - Come sopa antes das refeições principais;
    - Tem em atenção a quantidade de hidratos de carbono quer no prato quer durante o dia (pão, massas, arroz, batata, bolachas);
    - Dá preferência aos grelhados, cozidos e assados sem gordura (retira todas as gorduras visíveis da carne, quer antes quer após a confeção);
    - Tem em atenção o consumo de gorduras, principalmente as trans (bolachas, bolos, biscoitos) e substitui-as por opções saudáveis, como fruta;
    - Vai ao supermercado já com uma lista feita do que realmente precisas, nesta altura do ano os supermercados estão repletos de chocolates e produtos alimentares alusivos a esta época;
    - Reduz a quantidade de açúcar no café ou chá, de preferência substitui pela Stévia;
    - Planeia as refeições a fazer durante o dia, tentando comer de 3 horas em 3 horas.

    Aliada a estas alterações, não descures a prática regular de exercício físico.

    A nutricionista,
    Sofia Liberal

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